sexta-feira, 23 de setembro de 2011

*EVAN BESSA



Alguns Dados da escritora Maria Evan Gomes Bessa –

Graduada em Letras e Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará - UECE. Tem especialização em Literatura Luso-Brasileira e Metodologia da Pesquisa em Educação, ambos pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Exerceu várias funções no Magistério, dentre elas: Professora, Supervisora Escolar, Técnica de Educação. Na Prefeitura Municipal de Fortaleza passou por vários cargos: Assessora de Planejamento e Coordenação; Diretora do Departamento de Educação; Diretora da Célula de Desenvolvimento Curricular, todos na Secretaria de Educação do Município.

É autora de vários livros de Literatura Infanto-Juvenil, poesia e crônica. Ocupa a cadeira nº36 da AFELCE. É sócia efetiva da AJEB, no momento, como vice-presidente; Sócia honorária da ALMECE. Sócia da REBRA e da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno, ocupando a cadeira nº 62. Faz parte da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infanto-juvenil–AEI-LIJ.  Participou de várias coletâneas da AJEB, ALMECE. Vencedora do III Prêmio Literário Profª. Edith Braga na categoria de conto, obtendo o 2º lugar.
Agraciada com a Medalha de Honra e Mérito, pela AFELCE. Homenageada no Dia Internacional da Mulher pela publicação do livro infantil _

 Projeto “BAIÃO DAS LETRAS”, executado pelas Secretarias de Educação e Cultura do Estado do Ceará e, por feitos literários e interesse pela cultura. Recebeu o Selo Amigo da CEJAI/CE (Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional) em reconhecimento à participação da Campanha Brinca Comigo 2006, em benefício das crianças acolhidas nas diversas casas da referida Comissão. Faz parte do Dicionário das Mulheres -2ª Edição de Hilda Agnes HÜBNER FLORES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário